Quando era mais jovem apreciava bastante as viaturas GM Blazer das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (ROTAM) da cidade de Goiânia-GO, o preto fosco das viaturas dava um aspecto impressionante aos carros e isso me chamava atenção, pois era uma marca da tropa de elite da polícia militar goiana. Como carros preto fosco - que já não são mais exclusividade das viaturas dos homens de preto - vem tomando as ruas em todo o país, decidi escrever esta postagem abordando o envelopamento de veículos, tais como, preço, legalidade e etc...




Imagens via Revista Auto Esporte
 

Sem sombra de dúvidas quando a película é aplicada no carro proporciona um aspecto mais esportivo e chamativo, contudo é preciso tomar algumas precauções antes de plotar o veículo, evitando eventuais dores de cabeça com fiscalização de trânsito de sua cidade, uma vez que ao colocar a película no carro ocorre alteração de característca do veículo, contrariando o que preceitua o Código de Trânsito Brasileiro.
Para quem já tem um veículo na cor preta, o CTB traz: "Art. 98. Nenhum proprietário ou responsável poderá, sem prévia autorização da autoridade competente, fazer ou ordenar que sejam feitas no veículo modificações de suas características de fábrica.". Como uma característica essencial do carro que é sua cor é modificada, considerando que passa de preto para preto fosco, é necessário regularização junto ao orgão de trânsito estadual.
No caso de veículo que não possua cor preta, o CTB preceitua o seguinte:

Art. 123. Será obrigatória a expedição de novo Certificado de Registro de Veículo quando:
[...]

III - for alterada qualquer característica do veículo;

Conforme o CTB configura ainda infração:


Art. 230. Conduzir o veículo:
[...]
VII - com a cor ou característica alterada;.


Em todos os casos após a modificação deve ser feita regularização junto ao órgão de trânsito, com consequente vistoria do mesmo. Confira no vídeo abaixo a reportagem de Luciana Martins em materia veículada na TV Goiânia - Jornal da BAND local (via YouTube) que trata do tema: