Comprei um carro na cor preta, mesmo já tendo ouvido muita gente falar que é cor mais difícil de consevar. No meu caso, não me arrependi da compra de um carro preto, pois é cor mais esportiva e bonita que acho. Andei pesquisando algo sobre lavar carros, para manter sempre o brilho com aspecto de novo no carro. Depois de pesquisar em sites, fóruns, blogs e etc. consegui reunir algumas dicas que valem a pena conhecer, para não acabar deixando o carro com riscos na pintura e manter o automóvel sempre com um bom aspecto. Assim que peguei o meu carro na concessionária, levei numa empresa da minha cidade que faz
 a aplicação de APS, uma proteção na pintura do veículo contra o sol, fumaça, poeira, chuva ácida, etc., a primeira dica é procurar por esse tipo de proteção, uma vez que ajuda a conservar a pintura do veículo. A seguir vou enumerar dicas que acredito serem interessantes:

  1. Escolha do material - é importante ter em mãos produtos que o auxiliem a não fazer estragos no seu carro na hora de lavar. De início, é imprescíndivel ter um shampoo automotivo neutro, panos macios e que não soltem fiapos, que sejam ideais para lavar o carro e secá-lo após lavar. Sobre "os panos" é importante ter pelo menos 2 só para secar o veículo ou, então, recomendo que adquira toalhas supreabsolventes para automóveis, como a toalha mágica ou a  toalha seca tudo. Caso não queira adquirir essas tolhas que realmente secam fácil o carro, compre duas fraldas para secar o veículo, pois são macias e boas para abosolver a água que fica na superfície  do veículo após a lavagem.
  2. Jogar água antes no carro - para iniciar os trabalhos é necessário molhar bem o carro com uma mangueira para retirar a sujeira acumulada, evitando, também, que a poeira permaneça na superfície do carro e provoque eventuais riscos na pintura quando iniciar a lavagem.
  3. Comece lavando o carro pelo teto - para lavar o carro deve-se iniciar pelo teto e ir lavando o capô, as laterais, a traseira, até chegar as rodas e pneus, que devem ser lavados por último. É importante salientar que o pano que vai utilizar para lavar o teto, os vidros, capô, laterais e traseira do veículo, deve ser diferente do que você vai utilizar para lavar os parachoques, as laterais na parte onde pega sujeira que as rodas lançam no carro e as rodas, pois a sujeira que fica acumulada nestas ultimas pode juntar-se ao pano e acabar danificando a pintura nas demais partes do veículo. Sempre que perceber que o pano sujou com terra ou outras partículas, lave o pano ou substitua o mesmo.
  4. Jogar bastante água para retirar o shampoo - na medida em que for terminando de lavar cada uma das partes do carro enxague o veículo, jamais espere concluir todo o processo de lavagem para, então, jogar água, pois se deixar a espuma secar na superfície do veículo vai acabar manchando a pintura.
  5. Lavar o carro à sombra - o carro deve sempre ser lavado à sombra e quando o motor do veículo estiver frio, pois ao tomar esse cuidado vai estar evitando que espuma e água sequem na superfície do veículo e deixem suas marcas na pintura.
  6. Secar o carro - após concluir o processo de lavar o veículo, deve-se atentar para não deixar a água que foi utilizada para enxaguar fique na superfície da pintura, pois isso deixa marcar na pintura. Para secar o carro utilize panos macios e limpos, de preferência aquelas toalhas superabsolventes, anteriormente citadas, ou fraldas de pano, sendo que o pano que for utilizar deve estar necessáriamente limpo, uma vez que panos sujos podem ocasionar riscos na pintura do veículo. Em carros pretos o cuidado na hora de secar o carro deve ser redobrado!
  7. Se é adepto da cera automotiva, escolha uma renome e que se adeque as suas necessidades e utilize sempre que julgar necessário, tem gente que acredita ser necessário toda semana, outros de 15 em 15 dias, mas de uma coisa é certa: a boa cera protege a pintura. No meu caso, como apliquei o APS não preciso utilizar a cera, pois essa proteção dispensa a mesma. O cara da empresa que aplica o APS me recomendou usar apenas o autro brilho da 3M, quando julgar necessário, mas frisou que é desnessário isso quando se aplica o APS. 
 Bom, essas dicas podem ajudar e muito a manter o brilho da pintura do seu carro.