Na troca de pneus do seu veículo devem ser observadas algumas regras básicas, para se evitar "dores de cabeça" futuras. Para manter uma boa aderência, dirigibilidade e performance do veículo na estrada é recomendado que os quatro pneus do carro sejam da mesma marca e modelo ou , em último caso, semelhantes. Caso os pneus não sejam idênticos é possível que o automóvel não responda de forma segura, rápida e precisa nas frenagens e curvas, dificultando o controle do carro.


Na troca de um pneu - quando os pneus do carro estão com desgaste mínimo, ou seja, em condições ideais de uso, porém um é danificado em consequência de pequenos acidentes ou furos, é preciso que a substituição deste pneu seja feita por outro de mesma especificação, perfil, dimensão, marca e modelo.

Na troca de 2 pneus - caso dois pneus do veículo estejam desgastados, sem condições ideiais de uso, deve se substituí-los também por outros pneus de mesmas caracterísitcas dos que já se encontram no automóvel. Algumas pessoas acreditam que na substituição de somente dois pneus é preciso colocar os novos na parte frontal do veículo, devido ao maior desgaste. Porém este é um grande erro, uma vez que o motorista controla muito pouco e perde facilmente a aderência da parte traseira do veículo. Colocar pneus novos na parte traseira permite equilibrar a aderência entre os dois eixos e, por conseguinte, aumentar a sua segurança. O eixo frontal pode ser controlado ao volante pela ação do condutor enquanto a ótima aderência proporcionada pelos pneus novos da parte traseira oferecem uma maior segurança para o motorista.

Na troca de 4 pneus - quando é necessário a substituição dos 4 pneus o motorista tem uma maior liberdade de escolha. Caso estaja satisfeito com os que utilizava anteriormente pode perfeitamente optar por manter o mesmo modelo. Porém se desejar mudar para outro perfil, dimensão, ou outra marca e modelo é necessário observar as instruções contidas no manual do veículo para saber se os pneus desejados podem ser adaptados ao automóvel.

Na hora de substituir os pneus do seu veículo se você considerar que o modelo que melhor se adapta ao seu veículo é muito caro com relação a um modelo de outra marca, não se esqueça de analisar além do preço outras caracaterísticas, tais como, longevidade, qualidade, performance, etc. Muitas vezes o barato pode sair caro, não podemos economizar com segurança, pois o maior bem que possuímos é a nossa vida e de nossa família.